Igreja Católica promove VIII Seminário Nacional de Incidência Política


Interessada em discutir seu papel e contribuição política no atual momento histórico que o Brasil atravessa, a Casa Fonte Colombo, Instituição mantida pelos Freis Capuchinhos, em parceira com a Pastoral da Aids, CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e com apoio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, realizará o VIII Seminário Nacional de Incidência Política, de 03 a 05 de agosto de 2018, em Porto Alegre (RS). 
A cerimônia de abertura ocorrerá sexta-feira, dia 03, às 14h, no Salão de Atos da Casa de Oração São João da Cruz – Freis Carmelitas - Rua Professor Oscar Pereira, 5119. São esperados 100 agentes da Pastoral da Aids e integrantes de Pastorais, profissionais de saúde e gestores de diversos municípios que representarão 20 Estados do Brasil. Com o objetivo de qualificar lideranças que participam nas instâncias de controle social, de forma especial, os membros que participam nos Conselhos de Saúde ou coordenam ações pastorais nas Dioceses do Brasil, pelo oitavo ano consecutivo, a Casa Fonte Colombo, promove, em parceria com a Pastoral da Aids, o Seminário Nacional de Incidência Política. 
Este ano o Seminário traz o tema: “Que País é esse?”, uma tentativa de compreender o momento atual do Brasil e os possíveis rumos que se desenham com o atual cenário político.  O evento conta com a assessoria de palestrantes renomados, como Cesar Goes, sociólogo e professor na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Marcelo Kunrath Silva, sociólogo, pós-doutor pela Brown University (EUA) e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutor Ivo Brito, colaborador da Área de Ações Estratégicas do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde; e o exGovernador do Estado do Rio Grande do Sul e ex-Ministro das Cidades, senhor Olívio de Oliveira Dutra. Pretende-se abrir um canal de diálogo e entendimento com a finalidade de decidir estratégias para a atuação pastoral e defender os interesses e direitos das populações mais pobres e vulneráveis, em especial os portadores de HIV e as conquistas do enfrentamento da Aids no Brasil.  
Como resultado do VIII Seminário será elaborado um documento/recomendação, com a participação dos representantes dos 17 regionais da CNBB, que levarão para divulgar em seus municípios e em todas as instâncias da Igreja Católica.  
Contatos para entrevista:  Frei Luiz Carlos Lunardi (51-992719143) - Coordenador da Pastoral da Aids - Regional Sul 3 da CNBB Frei José Bernardi (51-991565248) - Casa Fonte Colombo.